Levando em conta que o instrumento plano diretor tem um papel de ponte de conexão entre esfera federal e estadual junto a municipal ora regulamentando instrumentos do estatuto das cidades, ora criando seus próprios como conferências municipais, audiências públicas e plano de drenagem; a partir de conceitos como função sócio-ambiental da propriedade e gestão democrática da cidade, nesta escala de abordagem devem ser produzidos novos modos de convivência mediados / criados pelo uso da legislação no que tange ao uso e ocupação do espaço tendo em vista águas urbanas como questão central e dinamizadora de novas relações sociais e sub-bacias hidrográficas como escala de interesse. O interesse aqui ‘e pensar instrumentos legais que sejam tanto definidores de novas espacialidades alterando as configurações público-privadas territoriais assim como outros, abertos a participação popular.
Assim, nesta escala de abordagem, deve-se pensar novas possibilidades de desenvolvimento da cidade a partir da bacia hidrográfica como questão central e dinamizadora de novas relações sociais e águas urbanas como questão de interesse.
.produto a ser entregue
-narrativa que expõe as questões a serem abordadas pelo projeto;
-diagramas que indiquem uma relação de causa-consequência entre o diagnóstico e as idéias de projetos;
-propostas de legislação autônomas e heterônomas devidamente escritas e transformadas em diagramas explicativos, inclusive comparando situação atual e nova proposta;
-plano da estrutura que comportará tal estratégia de planejamento e gestão;
-simulações tridimensionais das mudanças espaciais a ocorrer num plano público e/ou privado.
.formato
-livre
.bibliografias específicas minimas
SOUZA, Marcelo Lopes. Mudar a Cidade. Uma Introdução Crítica ao Planejamento e Gestão Urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. p.200-302, 359-398.
CYMBALISTA, Renato, BUENO, Laura M. Planos Diretores Municipais. Novos Conceitos de Planejamento Territorial. São Paulo: Annablume, 2007.
RIBEIRO, Luiz Cesar, CARDOSO, Adauto Lúcio. Reforma Urbana e Gestão Democrática. Promessas e Desafios do estatuto das Cidades. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
Estatuto das Cidades: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm