CBHSF aprova recuperação de 340 nascentes em afluente do Velho Chico em Alagoas

[TEXTO ORIGINAL]

O quadro final de levantamento e diagnóstico ambiental das nascentes nas porções Média e Baixa do rio Piauí foi apresentado na tarde desta terça-feira (26 de janeiro) aos membros do Grupo de Acompanhamento de Projetos (GAP), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, na secretaria do colegiado, em Maceió (AL). O trabalho, que é financiado pelo CBHSF, identificou 354 nascedouros, dos quais 341 tiveram aceitação dos proprietários e serão recuperados. Vale destacar que o rio Piauí é de grande importância para a região por ser o único afluente perene do Velho Chico em Alagoas.

A apresentação do levantamento e diagnóstico esteve a cargo do engenheiro Pedro Lucas de Brito, da empresa Gama Engenharia, contratada por licitação. O trabalho começou a ser feito em agosto do ano passado a partir de investimentos da ordem de R$ 506 mil, provenientes dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água bruta do São Francisco.

De acordo com o estudo, nenhum dos nascedouros apresenta boas condições. Cerca de 43% foram considerados como ruins e 30%, péssimos, de acordo com parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde. A maioria é de pequeno porte e fica no município de Coruripe. Lá estão 123 dos chamados “olhos d’água”.

No final da reunião, ficou definida que todas as nascentes relacionadas serão recuperadas. “O Comitê dá, assim, continuidade à revitalização dessa sub bacia tão importante para a Foz do São Francisco”, resumiu o presidente Anivaldo Miranda, após a aprovação do trabalho. Encerrada essa fase, haverá a licitação para que a empresa vencedora inicie o trabalho de recuperação.

O Grupo de Acompanhamento de Projetos é formado por Jorge Izidro dos Santos, Rosa Cecília Lima, Antonio Jackson Borges dos Santos. O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Melchior Carlos do Nascimento, e o representante da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Roberto Valois Lobo, também participaram da reunião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s