RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

PREMIO BOM EXEMPLO 2016

[TEXTO ORIGINAL

No bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte, próximo à rua Inês Glansman, tem uma área verde onde há água que brota do chão: trata-se de uma nascente que é fonte do ribeirão do Onça e que, há mais de 30 anos, vem sendo cuidada por Júlia Machado Amaral, moradora da região e uma das finalistas do Prêmio Bom Exemplo na categoria Cidadania – iniciativa da TV Globo Minas em parceria com o jornal O TEMPO, com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e com a Fundação Dom Cabral.

“Quando fiquei sabendo da indicação, fiquei muito feliz. Divulgar essa ação já é como um prêmio para mim, pois manter uma nascente é preservar a vida. Todos nós precisamos de água e, por isso, precisamos valorizar nossas fontes”, afirma Júlia.

Satisfação. Aos 63 anos, ela não perde a disposição quando o assunto é a mina de água. Com balde, luvas e ferramentas na mão, trabalha na manutenção do local, recolhendo sujeiras, cuidando do solo, das plantas etc. Toda a importância que ela vê no cuidado, repassa para as pessoas, entre elas o neto Yuri, 8. “Muitas vezes ele me acompanha, me ajuda a cuidar. Ele gosta muito da natureza”, conta.

Engajada, Júlia diz também que, muito mais do que uma boa ação, proteger e preservar o local é uma questão de gratidão. “Tenho muito carinho e muito amor por essa nascente. Tive conhecimento dela quando eu comecei a construir a minha casa no bairro, há mais de 30 anos. Nela é que consegui água para erguer a residência e foi a ela que eu recorri, muitas vezes, para abastecimento, pois não tinha fornecimento de água tratada na região”, menciona.

Júlia conta ainda que, com o apoio de especialistas, conseguiu o cercamento da nascente e o plantio de árvores no entorno dela. “Eles pesquisaram o local e listaram as plantas ideais. Muitas árvores estão crescendo. No futuro teremos um pomar e várias espécies do Cerrado”, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s