Estudantes desenvolvem sistema que alerta sobre alagamento em BH

[TEXTO ORIGINAL]

O ano era 2014 e Alysson Andrade estudava, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, na universidade norte-americana Illinois Institute of Technology. Durante o curso de Sistemas Embarcados, o jovem estudante de Ciências da Computação precisava apresentar como trabalho de conclusão um projeto que trouxesse benefícios à sociedade.

Durante esse momento de brainstorm, o estudante teve a ideia de desenvolver um sistema capaz de detectar inundações provenientes de rios e canais. “Com a ajuda de dois colegas de classe – Luiz Pinto e Israel Aires – fiz um protótipo que detectava o nível da água e informava em caso de risco eminente de inundação”, recorda.

Ao regressar para o Brasil e retomar o estudos no Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH, os estudantes deram continuidade ao projeto, desenvolvendo uma metodologia baseada em redes de sensores sem fio e análise de dados.

Segundo Alysson, os sensores captam informações sobre temperatura, umidade e pressão. Os aparelhos são espalhados ao longo do percurso dos rios e canais para coletar dados brutos e prever alagamentos.Os dados coletados em tempo real são utilizados para analisar a probabilidade de inundação baseada nos dados históricos do local.

Alerta no mobile
De acordo com os desenvolvedores, o projeto prevê a criação de um aplicativo. “Estamos à procura de parceiros para continuar o desenvolvimento do aplicativo. Portanto, ainda não há previsão para o lançamento do app”, ressalta.

Para abranger todas as áreas de enchentes em BH, a ideia é buscar a contribuição de usuários nas redes sociais. “Queremos analisar grandes quantidades de postagens e atualizar, em tempo real, um mapa mostrando quais os locais que estão alagados e que devem ser evitados” conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s