RESERVAS, CORREDORES E O QUE RESTA….

[texto original]

O governo peruano inaugurou uma das maiores reservas naturais do mundo que, com território que compreende 1,3 milhão de hectares, concentra a maior biodiversidade do país. O decreto que institui a região de Serra del Divisor como Parque Nacional foi assinado pelo presidente Ollanta Humala.

A medida deve beneficiar 21 comunidades indígenas e 42 outros assentamentos, além de 230 mil pessoas que obtêm alimentos e fontes de água na região.

Segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), Sierra del Divisor é uma das zonas geológicas mais antigas da Amazônia – faz fronteira com o Acre – e abriga mais de 1.200 espécies de mamíferos marinhos, aves marinhas e peixes.

Além de preservar o território das ameaças de desmatamento, mineração ilegal e tráfico de drogas, a criação da reserva faz parte do compromisso assumido pelo governo peruano na COP 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), no ano passado, de reduzir emissões de carbono em mais de 30%.

A nova área integra um gigantesco corredor ecológico amazônico que compreende territórios do Brasil e da Bolívia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s