RESISTÊNCIA

[texto original]

A comunidade de pescadores tradicionais de Zacarias (Maricá – RJ) ocupa esse território desde o século XVIII, segundo registros cartográficos de 1797 feitos pelos monges beneditinos da sesmaria de São Bento.

A história dessa comunidade é marcada por muitas lutas. Em 1943, a COVIBRA (Companhia Videira do Brasil) comprou esse território e iniciou uma tentativa de remoção dos pescadores. Data desse episódio a criação da Associação de Pescadores de Zacarias (ACCLAPEZ), fundada pelos “irredutíveis”, como ficaram conhecidos os pescadores que resistiram a essa tentava de despejo. Na década de 1970, outro projeto turístico e imobiliário, denominado “Cidade São Bento da Lagoa”, ameaçou a permanência dos pescadores na região. Nessa ocasião, moradores foram desalojados, mas a luta dos pescadores impediu que o projeto fosse levado a diante.

Atualmente, Zacarias encontra-se novamente ameaçada e resiste contra o projeto da empresa IDB-Brasil, controlada por um grupo luso-espanhol, que pretende construir um megaempreendimento, que inclui um resort, condomínios de prédios, um shopping e um campo de golfe na região onde hoje se localiza a comunidade e a Área de Proteção da Restinga de Maricá. Moradores antigos estão ameaçados de remoção, assim como o prédio da ACCLAPEZ e o campo de futebol, principal opção de lazer dos moradores. A lagoa, que já está poluída por conta do crescimento urbano desordenado de Maricá, pode sofrer ainda mais caso esse novo empreendimento seja levado a diante. A APA da restinga de Maricá abriga 19 espécies de plantas e animais endêmicos, algumas dessas espécies só existem nessa restinga e podem ser ameaçadas de extinção.

É fundamental apoiar a luta de Zacarias e pela preservação da restinga!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s